quarta-feira, 14 de julho de 2010

Ao discutir com o uma amiga minha entramos em conflitos...

Segundo elas as pessoas agem na maioria das vezes de acordo com seu sub-consciente...ou seja quase todas as coisas que fazemos no dia-dia seria nada mais que protocolo como tomar café da manhã escovar dente,ser competente no trabalho e etc...(Segundo ela)

Porém pra mim isto é uma idéia sem nexo...sim estamos acostumados a fazer diversas coisas em nosso cotidiano mais do meu ponto de vista não é apenas o motivo de eu fazer determinada coisa todos os dias ou por que a razão me diz para faze-las que eu devo praticar atos e depois simplesmente jogar a culpa no por que.
Por exemplo quando eu me levanto eu não tomo café só por que eu devo me alimentar...a sim por que além de ter que me alimentar eu tenho que fazer isto de forma que trará benefícios a meu organismo para que eu não fique fraco.
Por exemplo minha faculdade...eu sei que tenho que termina-lá e da melhor maneira possível...mais para isto eu tenho que me pergunta quais serão as vantagens de conclui-lá e no objetivo a ser seguido depois.Por exemplo no meu caso eu encontrei a resposta...eu pretendo terminar a minha faculdade para ter uma brilhante carreira profissional que me trará como vantagens um bom ''status'' de vida fazendo assim com que eu possa pensar em outros objetivos como criar minha menina em um circulo de pessoa bem informadas e com certo conforto.
Se formos pensar direito a questão da razão pode até se encaixar em questões éticas...por exemplo quando mentimos...agente não só deixa de omitir algum fato(pra mim mentir r omitir é a mesma coisa)Mais dependendo do que dissermos pode interferir na vida de muitos como os que estão participando ou sendo vitima da mentira.
Se fosse certo fazer as coisas sem pensar seria tudo muito fácil...as pessoas teriam filhos muito cedo(como eu tive)os políticos não deveriam dar satisfações de suas sujeiras e mundo se tornaria uma grande bagunça...
Pode ser que isso me torne meio que um seguidor da teoria Kantiana em alguns aspectos mais é a forma que eu penso...

2 comentários:

  1. Talvez o que ela quis dizer é que a maioria das pessoas agem para agradar os outros, fazem coisas que são impostas pela sociedade,só porque dizem que é o certo e tudo mais... Isso pra mim é manipulação ;)

    Ótimas palavras. Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. é ta certo...tudo que fazemos tem uma razão mais também um objetivo.apesar de já ter agido muitas vezes sem pensar concordo com o texto.

    ResponderExcluir